sexta-feira, 9 de maio de 2014

Oiromixia e interferência onírica


Definição. Oniromixia é a mesclagem, mistura, fusão, união de dois ou mais tipos de sonhos lúcidos ou não lúcidos. Interferência onírica e quando além dessa oniromixia podemos ter outros fenômenos ocorrendo simultaneamente, sincronicamente.

Introdução. Oniromixia é a mesclagem dos sonhos, ou seja, vários tipos de sonhos se desenvolvendo em um só enredo, cenário, sonho.

Interferência. Interferência onírica e quando além dessa oniromixia podemos ter outros fenômenos ocorrendo simultaneamente, tais como sonhos telepáticos. O importante, para o sonhador lucido e desenvolver a discriminação dessas interferências e utilizá-las favoravelmente em pró do aumento de sua lucidez, da sua maturidade onírica.

Tipos. Nós temos diversos tipos de sonhos. Os mais comuns são:

 

  1. Trivial
  2. Sexual
  3. Fantasioso
  4. Traumático
  5. Ansiogênico
  6. Negativo
  7. Advertência

 Simultaneamente. Esses sonhos podem ocorrer simultaneamente, ocorrendo assim, uma mesclagem de imagens oníricas, de sonhos, de imagens de sonhos. Um exemplo que  dei no “Teoria...” foi do pato Donald, (sonho fantasioso) falando uma coisa importante (sonho de advertência).

Interferência. Acontece quando além da oniromixia podem ocorrer outros fenômenos paralelos aos sonhos ou de origem externa, tais como estímulos físicos, sonhos compartilhados, hipnose, telepática, etc.

Discriminação. Ocorre quando sonhador consegue discriminar os tipos de sonhos e as interferências que normalmente ocorrem em seus sonhos.

Mecanismo. A imagem onírica, normalmente, é muito instável, variando de sonhos para sonho e de sonhador para sonhador. Em um sono comum isso acontece com mais forca, frequência, intensidade, etc.

Comum. A mais comum discriminação que se tem e o reconhecimento que estamos em um sonho. A falta de discriminação mais comum e quando não conseguimos reconhecer que estamos em um sonho. O falso despertar entra nessa categoria, assim também o pressonho lucido.

Lucido. Em um sonho lucido a principal discriminação e sabermos que estamos sonhando. Ocorre com um ponto de estranheza a nos sonhos (sonho fantasioso) para a lucidez onírica (sonho lucido).

Precognitivo. Também e comum, ocorrer sonhos precognitivos, mas é muito difícil perceber, discriminar quando isso ocorre.

 

Referencia bibliográfica e fontes de pesquisa

 

    1. Aquino, Otávio – Teoria e prática dos sonhos lúcidos – 1995- XAMA editora
Otavio Aquino

Nenhum comentário: