quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A Arte de Sonhar Lucidamente

Por: Benedicto Cohen


(Publicado em: 04 de setembro de 2006 )
Fonte: http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=3&id=81


O nível de lucidez nas projeções e sonhos lúcidos varia muito, independente da prática, experiência ou curriculum esotérico do projetor.
.
Algumas experências podem ser muito lúcidas, outras muito confusas, algumas serão vividas no momento, outras apenas lembradas, etc., etc.

Vários fatores podem exercer influência a cada noite - alimentação, equilíbrio emocional, dias em que estamos mais propensos para coisas espirituais, dias mais pé-no-chão...

Naturalmente que o preparo (leitura de textos sobre o assunto, meditação, exercícios e - o mais importante - a intenção de se projetar ou sonhar) sempre criará condições mais propícias para experiências mais lúcidas e mais freqüentes.

Mas voltando especificamente ao caso sonhos lúcidos:

Bem, um sonho lúcido é um sonho no qual a pessoa toma consciência de que está sonhando, e passa então a observar e interagir com o sonho.

Nessa situação, o sonhador pode exigir maior ordem nas coisas, meio que recriando o ambiente (pois num sonho lúcido ele é o senhor todo-poderoso do pedaço) ou então simplesmente pedindo mentalmente (a si mesmo) mais lucidez.

Numa outra linha, nos processos do Soñar (a arte de sonhar), Castaneda ensina um exercício para 'fixar' melhor as coisas, nesse tipo de sonho. Desde que vc tenha consciência de que está sonhando, a técnica é escolher um elemento a esmo (um prédio, uma árvore), e concentrar olhares alternados entre esse objeto e o resto do ambiente. Olha o objeto, olha o cenário. Olha o objeto, olha o cenário....

A princípio, o resto do ambiente ficará mudando, incerto (mas o objeto não), até que num determinado momento o ambiente circundante não mudará mais. Ou seja, vc terá 'apaziguado' (o termo é meu) o cenário. A partir daí as coisas ficarão mais fáceis, por lá.

Resta dizer que Castaneda procura usar o Sonhar para criar pontos de encontro e aprendizado, com outros mestres ou pares, visto que tanto os SLs quanto as projeções sem um objetivo mais específico tendem a se tornar coisas inócuas, ou meramente recreativas ( o que também não tem nada de mau ou errado, a meu ver).

Por outro lado, vc poderá também usar os SLs como ponte para projeções astrais lúcidas. Basta apenas que vc, durante o sonho lúcido, deseje conscientemente ir para algum lugar conhecido, no mundo físico.
O que é bem simples de fazer, aliás.

Às vezes falamos e escrevemos e explicamos, e a coisa toda fica parecendo muito teórica, coisa e tal, mas na verdade todas essas coisas são bem simples, no momento em que ocorrem, na prática.

Como nesse caso, por exemplo. A pessoa se vê lúcida num sonho, aí pega e pensa: "Puxa, estou num Sonho Lúcido... Vou aproveitar para fazer uma viagem astral..." "Deixa eu ir até a casa de Fulana..."
E pronto. Quase com certeza, a etapa seguinte será a pessoa se ver projetada e lúcida, na casa da tal pessoa.

Mesma coisa para pedir mais lucidez, mais clareza: Vc tá lá no meio da experiência, se sentindo meio confusa...

Aí então vc pára tudo, se concentra um pouco, e diz ou grita mentalmente, para vc mesma: "Mais lucidez !!! " ( ou "mais luz" ou "mais clareza, pô!" )
Só isso, sem maiores sofisticações.

Percebe? No fundo, o que faz as coisas acontecerem é a intenção, o intento, a vontade. O resto é teoria.

Um abraço. E que nossos sonhos lúcidos fiquem cada vez mais lúcidos, amém.

Bene

--
Benedicto Cohen (Bene)
beneluxbr@yahoo.com.br

24 comentários:

Frater.Osiris disse...

já tive algumasexperiencias com as técnicas de castanheda essa do foco no objto e no cenário e a outra de ver as mãos. em verdade procurava parar o dialogo interno, seja através de meditação ou outra técnica do tipo ..depois decidia ver minhas mãos, quando conseguia focova o primeiro objeto na minha frente e depois o cenário. as vezes o objeto era a própria mão. espero ter conpartilhado alguma coisa.

jholland disse...

Chamou-me a atenção o q vc falou sobre "parar o diálogo interno". Esse processo meditativo ocorreu antes do sono/sonho ou durante o sonho (meditação durante o sonho)? Se vc puder, entre em mais detalhes sobre isso...
Abs.
José Luiz

Frater.Osiris disse...

bom, o que chamo de "parar o dialogo interno" é como "apagar" a realidade externa. Faço isso me concentrando em algo e "banindo" qualquercoisa que distraia da meta...ae nesse estado emio acordado meio durmindo...decido por ver minhas mãos...ao ve-las..abro as mãos como se estive-sem abrindo uma cortina então foco o primeiro "objeto" que vejo e em seguida olho para minhas mãos novamente e assim começo...existem outros detalhes..do tipo como dou uma "cambalhota" para dentro da imagem e me torno consciente na mesma...procuro "ver" cada coida da cada vez. Olho para o chão e depois para mãos, para direita e volto para as mãos, depois para a esquerda e mãos e vou assim até obter um panorama completo do local..tudo sem se mover..pois qunado se move se perde o foco..bom.ai depois tem muita coisa..mais acho que essa é a base...espero ter respondido.

Unknown disse...

é muito bom você fazer planos sobre oque você quer fazer ou onde quer ir antes de ter um sonho lucido...

no meu caderno eu anoto isso como "missões" onde vou ganhando pontos de controle da lucidez cada vez que consigo chegar ou fazer algo planejado no sonho

e tambem aconselho praticar o voô durante o sonho lucido, pois eu ja sei voar perfeitamnete no sonho lucido, mas antes eu só conseguia pular alto
- se concentre enquanto voa, pois se perder concentração o vento pode te empurrar para o lado oposto ao que você deseja voar e poder perder a capacidade de andar(vai ter que ficar pulando contra o vento =/)

espero ter ajudado

jholland disse...

Essa prática de marcar "missões " tem dado resultado ?
Ou seja, você tem conseguido sucesso crescente em se lembrar e executar essas missões ? Isso tem lhe ajudado a aumentar a frequência dos SL ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

tem dado certo sim... tipow quando eu tenho um sonho lúcido, logo de inicio eu tenho a licidez total, antão eu me lembro imediatamente de cumprir uma missão... mas no decorrer do sonho eu vou perdendo a lúcidez e infortunuos começam a acontecer como o vento me atrapalhar de voar, a paísagem começar a mudar sem eu desejar, consegui abrir os olhos apenas por uns segundos (fiko tipow cego) mas se eu recobro minha lúcidez euposso recriar ou consetar a paiságem do geito que eu quizer.

não sei se isso acontece só comigo mas, ontem depois de umas 2 semanas sem "controlar" meu sonho, minha missão era entrar em uma casa da visinhança e encontrar minha amiga angelica! (tentativa de comunicação no sonho, sei lah vai que no outro dia ela fala que sonhou comigo conversando com ela!!)

mas ao entrar( voando é claro) encontrei um estranho, nem liguei e pensei : ondes está angélica ai ele respondeu: tá eu falo, mas primeiro, quem é você?
quando eu vi que ele tinha ouvido meu pensamento me assstei e falei MARCOS em voz alta e acabe acordando, então axo que não dá pra conversar normalmente no sonho lúcido axo que podemos apenas conversas por pensamento( nunca tinha tentado comunicação, portanto eu conversava cmg msm só no pensamento!, tipow: eu tenho que chegar até tal lugar para cumprir essa missão ou cara será que eu estou dormindo mesmo ?)

antão não estou dando certeza, mas acho melhor não tentar conversar normalmente com algem no sonho, tente apenas pensar e veja se ele vai ouvir seu pensamento!

Unknown disse...

hum.... outra coisa que ajuda a ter um bom desempenho em realizar seus objetivos nos SL é: se vc fica lúcido proximo á sua casa ou bairro sei lah, e algo te atrapalar a concluir seu objetivo e vc não consiguir deletar ele do seu SL tente fazer isso na vida real ( tipow um galho me atrapalhou de voar, ao acordar eu corto o galho na vida real, assim sua memoria vai gravar que você cortou o galho e ele vai ter desaparecido do local quando você tiver outro SL =D).

jholland disse...

trTudo isso é muito, muito interessante !
Vejo temos muitas coisas a dizer.
Primeiramente, quanto a conversar ou não em um SL, percebo que depende da pessoa. Para mim, consigo conversar normalmente, sem problema algum. Mas é possível que haja "classes" de seres nos SL, ou talvez tudo dependa dos estado vibracional de quem esteja sonhando. Alguns personagens oníricos parecem ser simplesmente isso, projeções da nossa mente; outros parecem ter mais independência; e outros, uma completa vida autônoma - aqui talvez surjam os sonhos compartilhados, dentre outros fenômenos.
De qualquer forma, a comunicação não precisa ser verbal...
Outro ponto diz respeito ao controle nos sonhos: para mim não é tão simples fazer aparecer e desaparecer coisas, embora já tenha feito isso algumas vezes; mas noto que o esforço por vezes acaba me fazendo acordar.

Chamou-me a atenção a facilidade com que voce entra diretamente no sonho já lúcido...

Voce poderia me dizer qual a técnica que tem usado para entrar lúcido diretamente ? Desde quando voce tem essa facilidade ?

E, se voce não se importar, poderia dizer qual a sua idade ?

Abraços !

Unknown disse...

é como está escrito na materia sobre o SL

a primeira vez que percebi que estava sonhando fui a uns 7 anos atraz e eu estava em um lugar longe da minha casa, esta passando perto da casa da minha irmã, quando percebi isso consegui minha lucidez e pensei opaaaa isso é um sonho cara...

des de então a segunda vez foi a un s 3 anos tambem aconteceu dentro de outro sonho...

anos passado comecei a ter SL com mais frequencia mas tipow é muito facil ter lucidez...

no momento em que te passar na cabeça que vc esta sonhando faça os testes sugeridos por outor membros e ai basta ter muita concentração e botar na cabeça que vc esta consiente de que esta sonhando... ai sua lucidez vai ficar cada vez maior

uma dica é: haja como vc age no mondo normal qundo estiver sonhando lucido...

voar por muito tempo gasta muita concentração, pois é mais dificil para sua mente se acostumar com o fato de vc estar voando, pois fora dos sonhos voar é impossivel

então quando for voar se concentre ao maximo antes

outra dica : cumpra peuenas missões sempre perto do local onde consegui sua lucidez ( quando estou perto de casa tento não ir muito longe, pois o cerebro tem que recriar uma parte muito grande do mundo real, então isso faz com que você perca a lucidez e acorde mais facilmente, vá tentando ir mais longe devargar... e de preferência andando, pois voando para longe algumas coisas vão ficar desconfiguradas, e voc~e vai acordar ou perder a lucidez voltar a sonhar inconciente.

e sobre mim ... tambem nem é tão fácil assim ficar lúcido... ja sonhei que estava sem abrir o olho, respirando em baixo de água e muitas outa e mesmo assim não consegui perceber que estava sonhando =D

boa sorte

Unknown disse...

ahh... e sobre minha idade, tenho 18 anos

jholland disse...

Valeu ! Suas dicas são bem legais, tenho certeza que os leitores gostaram disso !

Perguntei sua idade porque suspeito que as pessoas muito jovens têm mais facilidade com a lucidez onírica. Então, minha dica é: aprofunde e exercite ao máximo isso, como uma espécie de musculação, assim fica mais difícil enrigecer e endurecer essa musculaturia - e perder a flexibilidade.

Sugiro também que você leve para o estado de vigília as sensações e informações que você traz do estado lúcido-onírico.

Abraços !

gatts disse...

uma coisa interessasnte que um amigo meu me contou é um suposto enciontro com um "Sucubus" em um de seus sonhos lúcidos tempos atraz... e cheguei a conclusão que se isso exista nos sonhos mesmo eu tambem me encontrei com um antes de ontem!

meu amigo me falou hoje demenhã, quando eu estava comentando com ele sobre os sonhos lucidos e sobre esse blog, que uma vez quando tentava comunicação com sua namorada em um SL, ao entrar na casa dela ele se deparou com um homem que ele nunca tinha visto antes, e que este homem estava acompanhado de duas mulheres loiras e nuas... e o homem perguntou a ele: - Quem é você ?
quando ele foi tentar responder ele acordou

pelo que conversamos hoje de manhã esse homem tem as mesmas características do homem estranho que me fez essa mesma pergunta no SL que tive antes de ontem.
Eu não havia citado, mas no meu sonho o homem estava com duas mulheres nuas tambem...

O mais surpreendente foi que meu amigo concluíu que se esse homem não for Um "Sucubus" que vem sendo citados desde séculos atraz, ele poderia ser um tipo de pessoa própria para impedir que você chegue até outra pessoa dormindo e que assis não hája um sonho compartilhado...

e segundo a conclusão do meu amigo, o suposto Homem faz perguntas pessoais como Quem é você, para que você perca a lúcidez e acorde.

Não sei se defato essas conclusões possas ser a verdade e em que se aproxime da verdade, mas espero ter ajudado.

jholland disse...

Esse é um terreno controverso e escorregadio.
Para aqueles que igualam o SL e as Projeções Astrais, sua idéia pode até ser bem verdade. É bem sabido que quando nos projetamos entramos num universo sutil, povoado com seres de diversas classes, formas-pensamentos etc.

Como já tive oportunidade de dizer em outras postagens, para mim há uma espécie de continuum entre os SL e as Projeções, de forma que, dependendo do grau de lucidez e outros fatores, alguns sonhos poderiam ser classificados dessa outra forma (como Projeções).

Em relação à repetição/recorrência de personagens em sonhos lúcidos, dotados de grande autonomia, isso também ocorre às vezes comigo. Muitas vezes esses seres dão continuidade a conversas ocorridas em outros sonhos, ou mesmo transmitem alguma coisa importante.

Acredito que esse é um indício de que esteja havendo encontro com outros seres no mundo sutil, sejam eles outros onironautas, sejam seres de outras categorias.

Esse é o tipo da coisa que somente quem sonha pode avaliar...

Minha sugestão é que você aproveite bem esse talento, buscando um auto-aprimoramento pessoal.

Muito boas as suas participações no Blog !

Abraços !

gatts disse...

tenhu outra curiosidade que pode ajudar as pessoas a tentarem "criar um sonho lúcido" experiência obitida por mim hoje 26/07/10

a minha esperiência com o suposto homem estranho de sabado me motivou a pesquisar sobra a "arte de controlar os sonhos", foi desse modo que encontrei esse blog.

tambem tinha lido em outro sites uma forma de ter um SL

a de fato aprendi, pois fazia apenas um dia que tive um SL e hoje lógo após postar meu suposto encontro com um "Sucubus" fiz como li nos sites que pesquisei ontem...

como tinha que estar sonolento liguei a TV coloquei uns episódios de One Piece no DVD e começei a assistir ( sempre quando estamos assistindo coisas que achamos legais acabamos cochilando), só que como eu estava tão interessado em ter um SL o sono não vinha, então peguei uma blusa de frio e coloquei nos meu olhos como se fosse uma venda (Olhar para o escuro sempre traz sono), acabou que quando olhei no relógio era 15:05 e nada do sono vir...
fiquei me repetindo mentalmente -Vou perceber quando estiver em um sonho. Foi quando me senti imóvel e senssação de flutuação, então disse mentalmente. -Quero lúcidez (como sugerido em outros posts)
Foi quando me vi sobrevoando a cidade totalmente lúcido, sem mesmo ter tido outro sonho antes desse, foi como se minha vontade de ter um SL realmente tinha criado uma oportunidade para eu te-lo, mas a própria senssação de flutuação que me levou ao SL me fez acordar e fim

esqueci de mencionar, mas para a senssação de flutuação não me trazer uma senssação de presença de alguem no quarto(tiha acontecido minutos antes do SL) eu me deitei totalmente relaxado sem mãos por bauixo ou por cima do corpo, minhas mãos estavam lado a laod com meu corpo.

uma coisa que ajuda tembem no momento de flutuação é antes de dormer cobrir os olhos com algo que tambem cubra os olvidoos, assim você não vai ouvir ruídos baixo que acontecem durante todo o tempo e que dão ideia de que tem alguem no quarto com você...

outra coisa que me ajuda a entrar no estado de lúcidez, é algo que ligue o mundo exterior, com o mundo onírico, como uma música que esta tocando baixinho(tambem ajuda a relaxar)

a respeito da musica me lembrei que quando tenho Sonhos Lúcidos (geralmente depois do almoço em um dos meus cochilos)quase sempre eu posso escutar a música que esta se passando fora do mundo onírico, e por não ter nem um rádio perto de mim no sonho, ja tenho ideia que possa estar sonhando.

jholland disse...

Sim, essas praticas são recorrentemente citadas por vários praticantes de SL/OBEs.
Voce acabou adicionando uma informação importante: de que grande parte de seus SL ocorrem durante as cochiladas diurnas, em sonos fora do início da madrugada ou de dia. Estatisticamente, esse tipo de cochilo aumenta cerca de 20 vezes a probabilidade de termos um SL (cf. LaBerge).
A maior parte dos SL que tive ocorreram no final da madrugada ou durante o dia. Mais raros são aqueles que no início da noite.


A sua descrição corresponde a uma OBE/EFC clássica.

jholland disse...

Deu certo !
Usei sua técnica de criar mentalmente missões - como num jogo - e tive hoje um excelente SL.

No sonho, busquei cumprir minha missão - muito divertido !

Um dias desses posto o sonho aqui no Blog.

Acho que essa abordagem equilibra um pouco as abordagens excessivamente sérias às quais eu vinha me dedicando.

A diferença é que eu vinha focando minha atenção/concentração na lucidez em si e, com essa abordagem lúdica, o aspecto da brincadeira, do prazer e da diversão ganham seu merecido espaço.

Obrigado pela dica.

Valeu !

Unknown disse...

eu é que agradeço, por encontrar esse blog.
No começo eu achava que isso de saber que estava sonhnado era só comigo, mas agora percebi que acontece com muita gente.

Hoje tive tres sonhos Lúcidos, só que foram muito curtos.

o primeiro foi por volta das 10:40h

estava na escola e a aula de matemática estava muito chata então deitei minha cabeça sobre minha mochila e adormeci

quando adormeci, me vi pesquizando algo em um Computador(não lembro oque era e nem se consegui ler), e quando fui subir a página da internet percebi que o Pc não tinha mouse e que apágina subia comforme meu pensamento (SL)
no momento que pensei em qprontar alguma na escola no SL eu acordei porque o professor me jogou um giz e mandou eu prestar atenção no quadro (Aff)

o segundo foi aproximadamente ás 11:50 na aula de Filosofia, mas não me lembro como foi

já as 14:32 aproximadamente, ja sonolento desliguei minha TV e fique repetindo mentalmente: vou perceber que estou sonhando.
e forçando as senssações de flutuação imaginando que defato estava flutuando. Derrepente a flutuação ja começou a sair do meu controle e acho que já sonhando foi jugado no meu quarto denovo, continuei ouvindo a conversa de meu pai com Lúiz, que estava na minha casa no momento, mas eu já não me encontrava deitado mais, eu estava de pé e ainda podia sentir a flutuação e ela nem me incomodava, pelo contrario quando eu sentia flutuação eu flutuava de verdade. Mesmo com o fato de eu estar flutuando nem me toquei que era um sonho e continuei pensando: vou perceber quando estiver sonhando!
e isso se repitiu até o momento que pulei para perto do guarda roupas. e meu teclado musical estava em cima dele com uma pequena quina para fora, eu pulei e me segurei na quina e percebi que só podia se tratar de um sonho, pois o teclado não caiu e eu podia ficar suspenso apenas segurando aquela quina(Sl)

pensei vou voar o mais alto que puder e descobrir oque são os pares de brilhos que existe no céu nos meus SL, meu quarto estava meio escuro no SL e ao abrir a porta do meu quarto para saír a claridade foi muito forte que chegou e me cegar e acabei acordando!

gatts disse...

estou de volta ...
recente mente descobri que quando se está em um SL o fato de a mente recriar um mundo exatamente igual ao real ou bem parecido, da a oportunidade de no momento do Sl a pessoa usar sua mente para ativar uma habilidade que foi apelidada de "Memoria Holografica".

Geralmente Nos filmes ou seriados a memoria holográfica sempre aparece como se a pessoa visse um holograma dele mesmo, sobre algo que queria lembrar. Mas não é assis! a memoria holográfica consiste em ter acesso a quase todos os dados que foram armazenados no cérebro do individuo, é por esse motivo que grandes estudiosos disseram ter aproveitado os SL para estudar.

a e sobre as missões... eu inventei elas para não ter um SL chato e sem sentido algum!
Com as missões eu posso aproveitar o SL para me divertir já que no mundo onírico é um mundo onde nada é impossivel!

jholland disse...

E aí ? Vc fez o que eu sugeri ?

gatts disse...

fiz, mas acabei acordando nem sei por que =/

gatts disse...

estou postando o Sl que tive hoje por volta das 5:35, logo após ter acordado.

O Sonho começa comigo passando na casa de uma amiga para perguntar se haveria alguma coisa importante na escola, pois eu iria faltar aula no proximo dia. então ela me disse que não teria prova nem exercicios avaliativos.
Quando eu estava saindo no portão apareceram muitos homens de preto portando armas e atiraram muito em mim!!. Mas não doeu e nem sangrou então eu disse: é um "SL"
Nesse momento o cenário do meu sonho mudou, e ouvi risos bem altos, ao olhar para cima havia um senhor bem velho, de cabelos longos e brancos, vetido com um manto meio marron estilo bruxo da idade média, mas não usava o chápeu e tinha muitos colares.
Este Homem que estava rindo parecia controlar os homens de preto como marionetes e levava com ele uma corda amarrada no cenário, como se fosse um teatro. Ao perceber que eu esta olhando para ele, ele se surpreendeu e perguntou: Como você me percebeu aqui ?
e eu disse: adivinha... não é todos os dias que vejo um velho voando e se divertindo vendo homens atirando em mim.
Velho: hohoho, mas para você saber que isso é estranho você deve estar ciente que está sonhando não é "joven criança"?
eu eu disse que se ele sabia é porque tambem estava sonhando e ele disse que sim, mas disse que vive nos sonhos e que nunca acorda!
fique pensando em por que será que ele me chamou de joven criança, então o velho deu um rizada de novo
Velho: yohohohohoho, então eu vou te ajudar a subir, mas antes vais me fazer um favor!
Fiquie pensando oque seria "subir" que o homem tinha me dito. O velho me mostrou na escuridão um par de brilhos e me disse para não temer nada. Após dizer isso ele me contou que aquilo era uma pessoa que tentou controlar a ecencia da escuridão, e que havia perdido para ela pois a escuridão é gigantesca, disse tambem que essa pessoa era um amigo dele e que se eu quizesse subir eu teria que ajudar aquela pessoa a se libertar!
Antes de eu perguntar como o amigo do velho tinha tentado dominar a escuridão o velho me mostrou com um exemplo. o Velho me deu uma semente de gira-sol e me mandou fazer ela virar um gira-sol adulto. Eu não entendi como. O velho pegou a semente, e ela cresceu na mão dele até formar um gira-sol. este por sua vez deu várias sementes que cairam no chão e formaram um campo de gira-sois. após isso o velho me disse: Vá e nã tema, Prove ao meu amigo que você pode ajuda-lo, e se ele mandar você se afastar diga que não!
Ao começar a me aproximar estranhezas jamais vistas nos meus sonhos aconteceram, como um porco atravessando a rua acompanhado por vários pintinhos(pintinhos de galinha mesmo!) e um cavalo falou comigo: Está preparado?
Pensei em voltar, mas percebi que o velho iluminava o caminho para mim e me mandava prosseguir!
Derrepente uma vóz me disse: afaste-se. e eu disse: não. E toda ez que eu repitia isso a luz do velho iluminava mais.
quando cheguei no centro da escuridão o velho me disse que agora era com ele.Lá havia um homem acorrentado e o velho mandava ele se soltar, até que de fato ele se livro das correntes e voôu para os céus.
Velho: esta acabado agora ele pode voltar!
Velho: agora você vai subir!
Então eu saí voando e ele disse que não era isso que ele quiz dizer!
Velho: olhe aquela porta!
Não havia porta alguma, então ele disse vire-se e olhe denovo, e realmente havia uma porta na rua, o velho entrou e desapareceu, mas ao virar para traz o velho estava atraz de mim e disse: Agora é sua vez, pense em um lugar que quera ir e abra qualquer porta!
Eu abri a memsma porta que o velho e quando a atravessei eu estava em casa, então o velho gargalhou denovo e disse: Agora você subiu, mas não vou facilitar tanto!me desculpe por isso!
Ao dizer isso o velho pôs a mão sobre minha cabeça e disse:"joven criança" veja o mundo com seus olhos!
Neste momento eu acordo e o SL acaba!

jholland disse...

Hahahahahaha !!!!

Muito bom !

Vou postar esse SL no Blog !

Excelente, parabéns !

Quando vc conseguir fazer aquilo que sugeri - isto é, se quiser - me conte o que aconteceu, OK ?

Vamos em frente !

Abs

Beê disse...

Caracolis! Que sonho incrível o do Marcus, fiquei muito impressionada :OOO~~

Achei esse blog agora, to seguindo! É muito bom ler experiências alheias! Estou lendo A Arte de Sonhar de Carlos Castaneda, e venho alimentado o intento de ter lucidez nos sonhos.

Embora eu não tenha essa facilidade retratada nesses comentários, toda noite eu tento...Nao consigo dormir a tarde, e a noite sem perceber acabo despencando em sono profundo.
Quando mais nova era frequente ter sensações de flutuaçao, vibrações e outros sinais de estar entrando em sonho lucido, mas o pavor sempre me fazia despertar. ( eu nao sabia do que se tratava ) E quando descobri e me interessei, o processo simplismente parou de acontecer -.o

Voar nos sonhos acontecia direto, as sensações eram bastante nítidas mesmo nao tendo consciencia de estar sonhando.Mas sempre tinha um esforço danado pra me manter no ar, pois uma força me puxava constantemente pra terra...

Quando tenho consciência, o controle ainda é fraco, o primeiro impulso de controle é voar, embora eu ache mt desgastante, e acabo por isso acordando logo.

A ultima vez que tive consciência, senti que todo meu inconsciente lutava consntantemente pra me trazer de novo pro sonho. Uma série de coisas acontecia pra me desviar da lucidez. Até a figura do Demônio me perseguiu. auehuahe
E dessa vez o sonho também terminou quando comecei a voar.

Acho ( tenho certeza ) que tenho que parar de querer voar...

Me cahmou atençõe também o que o "arqueiro" falou sobre parar o dialogo interno... Nao havia me ocorrido esse ponto. Por isso que acabo caindo em sono sem ter consciencia, enquanto estou deitada, a mente fica dialogando e nem percebo quando entro em sonho.

Vou ficar mais atenta em relação a isso!